7 de junho de 2010

Dicas para os recém chegados a Montréal

1) Esqueçam tudo o que falamos antes sobre o DESJARDINS. Pra começar, ao entrarmos na agência em que abrimos a conta, tivemos a impressão de ter entrado no Banrisul (essa só a gauchada vai entender). Os caras são muito enrolados. Pra dar uma ideia, o meu (Giovani) cartão foi enviado pro endereço certo, mas o da Rosane foi enviado pro nosso endereço no Brasil!!! Depois fui tentar sacar um dinheiro no caixa eletrônico, e não consegui. Quando fui na agência pra ver o que estava acontecendo, descobri que a abertura da conta não tinha sido finalizada. Vamos só esperar passar 3 meses (pra não pagar tarifa) e vamos fechar essa conta.

2) SCOTIABANK. Esse é o banco! Hehehe. Eles têm um programa especial pra novos imigrantes, no qual dão 1 ano sem cobrar tarifa de manutenção da conta, e de cara já dão um cartão de crédito com $1000 de limite. Abrimos conta na agência da Av. McGill College. Fomos muito bem atendidos. Por enquanto, recomendamos. Esperamos q continue assim.

3) Se alguém considera a possibilidade de ficar no MYSTUDIO MONTREAL nos primeiros dias, sugerimos que descarte. Não vamos entrar em detalhes (quem quiser mande um email ou faça um comentário), mas confiem em nós: não deem dinheiro pra essa "empresa"!

4) BUROCRACIA: façam tudo o mais rápido possível. SIN/NAS, Assurance Maladie, etc. Inclusive a carteira de motorista, mesmo que não pretendam ter carro tão cedo. Por que? Porque o valor do seguro varia com o tempo de carteira, então, se você pretende comprar carro daqui a 5 anos, o bolso vai sentir a diferença. Se custa X pra quem tem 5 anos de carteira (carteira canadense, a do Brasil só serve pra pular etapas no processo de habilitação daqui), custa 4X ou 5X pra quem recém tirou. Além do mais, aqui não tem carteira de identidade, então se usa a carteira de motorista como documento de identificação (algumas pessoas usam a carte d'assurance maladie, mas ela só vai chegar em 3 meses). Observação: verifique a validade da carteira brasileira antes de vir pra cá. Se está pra vencer, renove, pois pra fazer a equivalência a carteira tem que estar na validade.

5) Cuidado com a FRANCISAÇÃO. Se você depende dela quando chegar aqui, prepare-se pra um tempo de ócio, ou pra pagar um curso particular. Chegamos em 3/mai, fiz minha avaliação em 31/mai e as aulas começam em 18/ago (e não é certo, pq tem lista de espera). Resolvi pagar um curso particular, vou fazer o intensivo de 3 meses, o que vai me salvar outros 3. Se fosse esperar pela francisação, só iria me liberar em novembro (!).

6) Alugamos o apartamento no bairro CÔTE-DES-NEIGES, no entorno do Chemin de Côte-des-Neiges e da Edouard Monpetit. Ainda não nos mudamos pra lá, mas parece ser um bairro muito agradável. Fica próximo da Université de Montréal, tem bastante comércio, serviços, transporte, e ao mesmo tempo tem ruas muito tranquilas. E o aluguel não é tão caro. Parece ser um ótimo custo-benefício.

5 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Esse post com certeza será importante pra uma galera grande. Muito bom.

E a vida segue...

Ventura disse...

Olá Giovani e Rosane,

Parabens pelo post. devo estar chegando em outubro e gostaria de alugar um ap em cote-des-neige por ser perto da poly (tb sou eng civil), vocês usaram alguma corretora de imoveis? Gostaria de saber mais sobre o bairro e se tem alguma corretora legal. Desde ja agradeço. abs. Ventura
astor.ventura@gmail.com

merciquebec disse...

Gente, congrats pelo post, ótimas dicas para os "perdidos"aqui. Agora, depois gostaríamos de saber um pouco mais sobre o mystudiomontreal já estávamos considerando colocar nosso $$ por lá. ótimo fim de semana pra vcs e merci pelas infos. elen e cleber=0)

Giovani e Rosane disse...

Elen E Cleber, nosso estresse com o MyStudio está relatado aqui: http://groups.yahoo.com/group/canada_immigration_brasil/message/24472

Tem esse aqui que fica a 2 quadras do MyStudio. Os apartamentos parecem maiorzinhos. Mas não colocamos nossa mão no fogo...
http://www.studiomeublemontreal.com/fr/

!Lá Vamos Nós! disse...

O problema ap para a chegada é falta de opções na internet.
Ficamos lá por 20 dias. A internet q usavamos era pelo wifi de outro ap deles, a varanda era infestada de pombos e o quarto tinha abertura p/ arcondicionado mal fechada e ficava frio. Mas estava completo até com alguns mantimentos, talvez do inquilino anterior, e era bem central perto do metro Atwater q tem um shopping, bancos.
Os aps mobiliados são para receber imigrantes, são só aceitáveis. No Brasil tem poupança aqui tem aluguel, vc é lucro não despesa, na hora de reclamar tem q pegar pesado mesmo p/ o kra se tocar q vc não é um refugiado, um ilegal, tem q ser eu quero e é tout de suite.