7 de junho de 2010

Mais de 1 mês depois...

Bom, com quase 2 meses de Canadá, finalmente deu pra dar uma parada pra escrever um pouquinho sobre as primeiras impressões. Vamos falar um pouco sobre a vida de turista, que tivemos em Toronto, e sobre as impressões iniciais de Montréal.

Toronto

A cidade é realmente uma metrópole, com todas as vantagens e desvantagens que isso implica. Bom, na verdade, de desvantagem MESMO, só achamos o trânsito ruim. Qualquer deslocamento que se faça fora da área de influência do metrô leva uma eternidade. Vai andar de carro? Leve a cesta de piquenique, porque você vai ficar muito tempo parado. Mas sabe o que é o mais incrível? Não se ouve uma mísera buzinada! Aliás, essa é outra coisa curiosa pra uma metrópole: educação lá é REGRA. Em qualquer lugar que se vá, o atendimento é nota 10, todo mundo muito simpático e prestativo. Quer dizer... a não ser que um chinês nos atenda... A cidade é muito limpa também. Nunca imaginei que veria um centro de cidade grande tão limpo como o de Toronto, onde a única sujeira que se vê é cocô de passarinho :-P



Montréal

Nossas primeiras impressões não foram as melhores. A começar pela estrada. Viemos de Toronto pra cá dirigindo, e a história que ouvimos que a diferença é visível assim que se cruza a divisa Ontario/Québec só não foi 100% precisa por questão de 10 ou 20km. No asfalto já se vê a diferença. Digamos que as estradas do Québec se assemelham às estradas acima da média do Brasil, e as estradas de Ontario são algo inimaginável na República das Bananas. Além disso, a sinalização é bem confusa. Enquanto em Ontario é quase impossível se perder, no Québec erramos o caminho 2 vezes.

Ao entrar em Montréal, achamos tudo muito feio. Milhares de viadutos, e tudo com uma cara meio de "descuidado". Depois, mais no centro da cidade, um trânsito menos congestionado que o de Toronto, mas tb mais bagunçado. Sinalização apagada, motoristas "se enfiando", e o pessoal enfia a mão na buzina mesmo. Também se vê muitos mendigos (alguns até bem fortinhos e bem nutridos, que poderiam estar virando massa na obra) e mais sujeira na rua. Mas depois de uns dias, conhecendo outras partes da cidade, achamos vários bairros mais agradáveis. Pesando tudo (custo, qualidade de vida, etc), acho que Montréal é mesmo uma cidade mais interessante pra morar do que Toronto, apesar de isso parecer contraditório em relação ao resto do texto. Heheheh.

Um comentário:

Lupatinadora disse...

Oi pessoal,

Minhas impressões de Toronto e Montréal foram exatamente as mesmas - mas o veredito no nosso caso foi Toronto na cabeça! Quero fugir de gente que dá farol na estrada, rs rs rs. Montréal não me atraiu em nada para morar - mesmo pra passear, passamos dois dias e já ficamos satisfeitos. Quem sabe conhecendo mais gente por lá mudemos de idéia.

http://dofornoparaofreezer.blogspot.com